Colonoscopia
O que é?
A colonoscopia é um exame que permite visualizar o interior do íleo terminal, do cólon e do reto para diagnosticar e/ou tratar várias condições, como pólipos, câncer de cólon em fase e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Como é feita?
A colonoscopia pode ser realizada em um ambiente hospitalar ou clínica médica, sob sedação. O médico especialista introduz um tubo flexível chamado de colonoscópio pelo ânus do paciente, avançando até o cólon e reto. O colonoscópio é equipado com uma câmera na ponta que permite visualizar as imagens em um monitor.
Preparo
Para se preparar para a colonoscopia, é necessário seguir algumas orientações específicas desde de um a diis dias antes do exame, quando você inicia uma dieta semi-líquida e de fácil digestão, sem resíduos.
Neste período, e sobretudo na véspera, evite comer sementes e grãos, principalmente os escuros, para não prejudicar o preparo do cólon. Também beba bastante água e chás de cor clara. Além disso, há um preparo prescrito pelo médico que você deve ingerir para fazer a lavagem intestinal.
Já no dia do exame, não é permitido ingerir qualquer tipo de líquido nas quatro horas anteriores, nem comer nada por oito horas. Depois, você pode retornar à sua alimentação usual.
É obrigação do seu médico te passar todas essas informações, bem como te perguntar sobre eventuais alergias ou problemas de saúde. Caso ele não fale sobre algum desses itens, pergunte!
Segurança
A colonoscopia é considerada um procedimento seguro e de baixo risco, mas, como qualquer procedimento médico, pode apresentar complicações. As complicações mais comuns, embora raras, incluem sangramento, perfuração do cólon, reação alérgica à sedação e infecção.
Grávidas podem fazer?
A colonoscopia pode ser realizada durante a gravidez, mas geralmente é evitada durante o primeiro trimestre, quando o risco de aborto é maior. O médico responsável pela colonoscopia deve avaliar cuidadosamente, em parceria com o obstetra, os riscos e benefícios do procedimento para a mãe e o feto antes de decidir realizar o exame.
Cuidados após o exame
Após o exame de colonoscopia, o paciente pode precisar de algum tempo para se recuperar da sedação. Alguns cuidados simples também são recomendados, como não dirigir ou operar máquinas pesadas no dia do exame, além de seguir as instruções do médico sobre medicamentos e cuidados adicionais.
Colonoscopia como tratamento
A colonoscopia é um exame importante para diagnosticar e tratar várias condições, como pólipos, câncer de cólon e doenças inflamatórias intestinais. Durante o exame, o médico pode remover pólipos ou amostras de tecido para biópsia, caso seja necessário.
Dói?
A colonoscopia geralmente não é dolorosa, mas pode ser um pouco desconfortável. Durante o exame, o médico injeta ar no cólon para expandir o espaço e melhorar a visibilidade. O ar pode causar algum desconforto ou cólicas abdominais posteriormente, que podem ser atenuados com medicamentos prescritos pelo médico.
Sedação/Anestesia
A sedação ou anestesia é utilizada durante a colonoscopia para minimizar o desconforto e a dor do paciente durante o exame.
É importante lembrar que o uso de sedação ou anestesia pode levar a reações alérgicas ou complicações respiratórias. Por isso, é fundamental passar por uma avaliação anestésica prévia.
Contato
R. Joaquim de Azevedo, 1077, Vila Moraes
Ourinhos/SP | 19900-280
(14) 99844-1707
(14) 3322-5672