Endoscopia

O que é?

A endoscopia é um procedimento utilizado para visualizar o interior do trato digestivo alto e avaliar possíveis alterações ou lesões, como úlceras, inflamações ou tumores.

Como é feita?

O exame deve ser realizado por um médico especialista, que introduz pela boca do paciente um endoscópio (um tubo flexível com uma câmera acoplada à ponta). O endoscópio permite visualizar as paredes do trato digestivo, além de coletar amostras de tecidos ou realizar procedimentos terapêuticos, como retirada de pólipos, cauterização, dilatação, etc.

Preparo

Para se preparar para o exame, é necessário seguir algumas recomendações de preparo, como:

⬩ Dieta leve no dia anterior ao exame, evitando carne vermelha e outros alimentos de difícil digestão;
⬩ Jejum absoluto de oito horas antes do exame (inclusive de água);
⬩ Suspensão de alguns medicamentos que alteram a coagulação sanguínea (de acordo com tipo de medicação e o médico assistente do paciente).

Você também vai precisar de um acompanhante adulto para suporte necessário.

Não é recomendado dirigir no dia de realização do exame devido à sedação.

É obrigação do seu médico te passar todas essas informações, bem como te perguntar sobre eventuais alergias ou problemas de saúde. Caso ele não fale sobre algum desses itens, pergunte!

Segurança

A endoscopia é considerada um procedimento seguro, com baixo risco de complicações. No entanto, como em qualquer procedimento médico, há um risco muito pequeno de sangramento, perfuração ou infecção.

Grávidas podem fazer?

Grávidas podem fazer endoscopia, mas é necessário avaliar cada caso individualmente e considerar os riscos e benefícios do procedimento. Evita-se a realização no 1º trimestre gestacional, somente sendo realizado em casos selecionados. O médico deve ser informado sobre a gestação e realizar uma avaliação cuidadosa em parceria com o obstetra antes de indicar a endoscopia.

Cuidados após o exame

Após o exame, é comum sentir algum desconforto na garganta ou no abdômen, além de náuseas ou vômitos. Por isso, é recomendável descansar e evitar atividades físicas nas primeiras horas após o procedimento. O paciente também deve seguir as orientações médicas quanto à alimentação e ao uso de medicamentos.

Endoscopia como tratamento

A endoscopia também é utilizada como parte do tratamento de diversas doenças do trato digestivo, como o refluxo gastroesofágico, esôfago de Barrett, úlceras sangrantes, estenoses, e casos iniciais de câncer. Alguns procedimentos terapêuticos realizados durante a endoscopia incluem a dilatação de estenoses, a retirada de corpos estranhos, a inserção de próteses ou stents, mucosectomia, ligadura elástica de varizes esofágicas e a remoção de pólipos, entre outros.

Dói?

A endoscopia não é dolorosa. É utilizada sedação leve para minimizar o desconforto do paciente durante o procedimento. É importante informar o médico sobre eventuais problemas de ansiedade ou medo de procedimentos médicos para que ele possa oferecer o melhor cuidado possível.

Sedação/Anestesia

A sedação ou anestesia é realizada para minimizar o desconforto e a ansiedade do paciente durante o procedimento de endoscopia. Por isso, é fundamental que o paciente siga todas as orientações médicas quanto ao jejum, ao uso de medicamentos antes do procedimento e ao acompanhante, que auxilia na locomoção após o procedimento, já que o paciente pode ficar meio “grogue” e não pode dirigir.

Contato

R. Joaquim de Azevedo, 1077, Vila Moraes
Ourinhos/SP | 19900-280
(14) 99844-1707
(14) 3322-5672